segunda-feira, 4 de junho de 2012

Batismo em nome de Quem?


Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Mateus 28:19.


 Jesus expressamente diz que deviam batizar em nome do Trio Celestial, sendo assim é uma grande prova da Trindade este texto, e no texto do batismo de Jesus estavam os três igualmente, mas mesmo assim com estes dois textos, dizem alguns que o texto do final do livro de Mateus foi acrescentado pelos católicos, pois em Atos os batismos eram em nome de Cristo apenas, não há nenhum, em nome dos Três Seres Divinos, dizem eles. Apesar de não ser o intuito de este estudo argumentar contra Antitrinitarianistas, é preciso neste ponto não ficar calado, pois muitos enganam sinceros cristãos com esta mentira cavilosa, pois se rejeitam as palavras de Mateus deveriam rejeitar a Bíblia por inteira, por que motivos rejeitariam o verso de Mateus? Por contradição? Este seria o único motivo possível: mas encontramos na Bíblia o único livro sem contradições! Este Livro dos Livros é puramente verdadeiro, pois seu autor é a Fiel Testemunha (Apoc. 1:5), não poderia mentir, então cabe a nós aceitar toda a Bíblia e não deturpar nenhuma parte dela á bel-prazer. E assim também neste caso (batismo em nome de quem?) cabe a nós encontrar a harmonia com o temor de Deus, a sabedoria do Alto (Prov. 9:10)  e não vamos nos enganar com ensinos de demônios, por que fazem ter descrédito de partes da Bíblia. Facilmente poderá se ver que tanto o texto de Mateus (28:19) e os textos de Atos serão reunidos em perfeita harmonia, e se verá que não existe contradição, apesar de parecer segundo a lógica humana contradição clara. Veremos que temos que buscar a lógica do Alto, a Sabedoria do Alto, sem guia divina não existe maneira de explicar a Bíblia, seremos como os incrédulos, achando que este é um simples livro, sem perceber que neste livro existe a maior ciência de todas.
Batismo pela autoridade de Cristo
Várias considerações têm de ser feitas neste assunto para chegarmos há um entendimento:
1) Todos os textos de Atos, não estão relatando uma cerimônia de batismo, estão falando de pessoas que foram batizadas, mas não está falando do momento da cerimônia.
2) Jesus de forma alguma estava sugerindo que deveriam usar exatamente aquelas palavras para validar o batismo, como fossem “palavras mágicas”, mas que deveriam batizar as pessoas para entrar no reino do Pai, Filho e Espírito Santo.

3) Batismo é a morte para o mundo, e nascer de novo para o reino de Deus (João 3:5) no qual gozamos a comunhão com o Pai e o Filho como diz: “Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada”. João 14:23 (texto suplementar Gálatas 3:27) E também com o Espírito Santo, como fala o texto que somos santuário dEle e temos parte para com Deus. (I Coríntios 6:19.)

4) Esquecem os polemistas que a Bíblia diz que há uma perfeita unidade entre eles, como diz a oração sacerdotal de Jesus (João 17:20-23). Sendo perfeitamente unidos eles, assim, se fossem então batizados em nome de Cristo, ou seja, entrando em comunhão com o Filho, entrariam em comunhão também com O Pai e o Espírito Santo, assim se desmancha o castelo de baralho destes deturpadores da verdade quanto há uma incoerência no texto de Mateus (28:19).

 Passo agora para uma simples e rápida explicação dos originais por Dennis Allan:

Homens discutem e igrejas dividem sobre a suposta diferença entre o mandamento de Jesus em Mateus 28:19, e a prática dos apóstolos e evangelistas na igreja primitiva (batismo em nome de Jesus — veja Atos 2:38; 8:16; 10:48; 19:5). Alguns rejeitam as palavras de Mateus. Outros negam a validade do batismo porque as "palavras certas" não foram faladas na hora do batismo. Não há contradição entre essas passagens, nem motivo para causar divisões. Devemos observar: Os sentidos diferentes de "em nome de". Embora a tradução portuguesa não distinga, há uma diferença interessante no grego. Em Mateus 28:19, o sentido é de batizar para entrar no nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo... A mesma preposição usada em Mateus 28:19 aparece, também, em Atos 8:16 e 19:5. Esses dois versículos, como Gálatas 3:27, afirmam que entramos em Cristo através do batismo. Pelo fato que Cristo é perfeitamente unido com as outras pessoas divinas, quando entramos em comunhão com ele, gozamos, também, de comunhão com os outros (João 17:20-21). Em Atos 2:38 e 10:48, outras preposições gregas têm o sentido de "pela autoridade de" Jesus.
      A pessoa batizada no nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo o faz pela autoridade de Cristo. E a pessoa batizada em nome de Jesus entra em comunhão com o Pai, o Filho e o Espírito Santo. DENNIS ALLAN.
Que Deus ilumine os sinceros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário