domingo, 8 de julho de 2012

O Espírito Santo é um grande mistério... mas, não tanto...


Em João 17:3 Jesus afirmou que o correto conhecimento de Deus leva à salvação eterna. Obviamente, isso significa que um entendimento errado levará à perdição aqueles que deixam de buscar o conhecimento na Bíblia para se basear em seus conceitos pessoais sobre a Divindade.
O objetivo deste blog não é atacar pessoas e sim discutir ideias. Quero apresentar a você breves debates que tive com antitrinitarianos e, consequentemente, a visão bíblica da Doutrina do Espírito Santo. Isso, sem entrar no campo da especulação, pois, “As coisas encobertas pertencem ao SENHOR, nosso Deus...” (Dt 29:29).
Ellen White afirmou: “A natureza do Espírito Santo é um mistério. Os homens não a podem explicar, porque o Senhor não lho revelou. Com fantasiosos pontos de vista, podem-se reunir passagens da Escritura e dar-lhes um significado humano; mas a aceitação desses pontos de vista não fortalecerá a igreja. Com relação a tais mistérios - demasiado profundos para o entendimento humano - o silêncio é ouro” (Atos dos Apóstolos, p. 52).
O fato de a natureza do Espírito Santo ser misteriosa significa que para Ellen White não era possível saber Quem é Ele? Com certeza, não. Ela aconselha a não especularmos sobre aquilo que não foi revelado. Ela recomenda que não demos “um significado humano” aos textos bíblicos. Esse é o contexto da citação.
O que Deus nos deixou na Bíblia precisamos aceitar, mesmo que não esteja de acordo com nossa lógica humana. Para isso, precisamos submeter nossa lógica a lógica Divina, como recomenda Isaías 55:8, 9.
Se o fato de o Espírito Santo ser um “mistério” significa que “não podemos afirmar com certeza que Ele é uma Pessoa Divina”, então não podemos crer nem mesmo na pessoalidade de Deus Pai, pois, Isaías 45:15 afirma que Deus é “misterioso”. E isso fatalmente nos levaria ao panteísmo!
Meu desejo sincero é que você aproveite todos os artigos e que seu relacionamento pessoal com Deus seja ainda mais intenso no decorrer de sua trajetória nesse mundo. Divulgue para seus amigos, envie os posts a eles e esteja aberto a mudanças em seus conceitos sobre a Terceira Pessoa da Divindade.
Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário