terça-feira, 11 de junho de 2013

A obra do selamento já começou?

                                A obra do selamento já começou
Já vimos que o anjo selador é o terceiro anjo (Ap 14:9-13). Logo, a obra do selamento teve início
quando o anjo começou a sua obra. Foi em 1844, quando foi revelada a verdade do Sábado.
" ‘Foi-Lhe [a Deus] muito agradável quando Sua Lei começou a crescer em força. Essa verdade
surge e está em crescimento cada vez mais forte. Ela é o selo! Está chegando! Surge, vindo da
banda do sol nascente; como o Sol, a princípio frio, se torna mais quente e envia seus raios. Quando
essa verdade surgiu, havia apenas um pouco de luz nela, mas esta tem aumentado. Oh, que poder
têm esses raios!’ " —Questions on the Sealing Message, págs. 15 e 16.
Embora esta obra tenha começado em 1844, não era plenamente compreendida nesse tempo. À
irmã White foi dada uma visão da obra do assinalamento:
"Numa reunião efetuada em Dorchester, Massachusetts, em novembro de 1848, foi-me concedida
uma visão da proclamação da mensagem do assinalamento, e do dever que incumbia aos irmãos de
publicarem a luz que resplandecia em nosso caminho.
"Depois da visão eu disse ao meu esposo: ‘Tenho uma mensagem para ti. Deves começar a publicar
um pequeno jornal e mandá-lo ao povo. Seja pequeno a princípio. Mas, lendo-o o povo, mandar-te-
ão meios com que imprimi-lo, e alcançará bom êxito desde o princípio. Desde este pequeno começo
foi-me mostrado assemelhar-se a torrentes de luz que circundavam o mundo.’ " —Vida e Ensinos,
pág. 128.
"Com o início desta obra de publicação, não cessamos nossos labores de pregar a verdade, mas
viajamos de um lugar para outro, proclamando as doutrinas que nos haviam trazido tão grande luz e
alegria, animando os crentes, corrigindo erros e pondo as coisas em ordem na Igreja." —Vida e
Ensinos, pág. 130.
Pelos escritos citados podemos ver que o assunto do selamento foi a primeira doutrina publicada em
A Verdade Presente (este era o nome do periódico) no primeiro número, na primeira página.
Portanto, os primeiros Adventistas compreenderam que a obra do selamento começou no início da
mensagem do terceiro anjo.
Em 1849 outra visão, que aqui citamos, foi dada à irmã White sobre a abertura e o fechamento da
porta:
"Vi que a presente prova do Sábado não poderia vir até que a mediação de Jesus no lugar santo
terminasse e Ele passasse para dentro do segundo véu. Portanto, os cristãos que dormiram antes
que a porta fosse aberta no santíssimo, quando terminou o clamor da meia-noite no sétimo mês, em
1844, e que não haviam guardado o verdadeiro Sábado, agora repousam em esperança, pois não
tiveram a luz e o teste sobre o Sábado que nós agora temos, uma vez que a porta foi aberta. Vi que
Satanás estava tentando alguns do povo de Deus neste ponto. Sendo que grande número de bons
cristãos adormeceram nos triunfos da fé e não guardaram o verdadeiro Sábado, eles estavam em
dúvida quanto a ser isto um teste para nós agora. ...
"Satanás está agora usando cada artifício neste tempo de selamento a fim de desviar a mente do
povo de Deus da verdade presente e levá-los a vacilar. Vi que Deus estava estendendo uma
cobertura sobre o Seu povo a fim de protegê-lo no tempo de angústia; e que cada alma que se
decidia pela verdade e era pura de coração devia ser coberta com a proteção do Todo-Poderoso.
"Satanás sabia disto e estava trabalhando com afinco para conservar vacilante e instável na verdade
a mente do maior número possível de pessoas. ...
"Satanás estava procurando lançar mão de todas as suas artes a fim de mantê-los onde estavam
até que a cobertura fosse estendida sobre o povo de Deus, e eles [os que não estavam firmes ao
lado da verdade presente] fossem deixados sem um abrigo da ardente ira de Deus, nas sete últimas
pragas." —Primeiros Escritos, pág. 42 e 43.
"Deus está começando a estender a cobertura sobre Seu povo, e ela logo será estendida sobre todos
os que devem ter um abrigo no dia da matança." —Primeiros Escritos, pág. 44.
A cobertura (selo) de Deus foi estendida sobre Seu povo ou, em outras palavras, o selo do Deus
vivo estava sendo colocado em suas frontes. Os que não foram selados estavam sujeitos às sete
últimas pragas. A profetisa disse que naquele tempo (1849) o selamento já estava em
prosseguimento.
"Nossa posição parece muito clara. Sabemos que temos a verdade, o clamor da meia-noite ficou
atrás; a porta se fechou em 1844 e Jesus em breve sairá da mediação entre Deus e o homem. O
selamento estará realizado, encerrado. Oh, conservemos toda a armadura de Deus a fim de
estarmos prontos para a batalha a qualquer momento. Teremos de lutar agora por polegada após
polegada de terreno. —Carta 5, 1849, págs. 5 e 6. Manuscript Releases, vol. 5, pág. 200.
"O tempo do selamento é muito curto, e logo passará. Agora, enquanto os quatro anjos estão
contendo os ventos, é o tempo de fazer firme a nossa vocação e eleição." —Primeiros Escritos, pág.
58.
"Vi que Satanás operaria mais poderosamente agora do que nunca dantes. Ele sabe que seu tempo
é curto e que o assinalamento dos santos os colocará além de seu alcance. Ele agora opera de toda
maneira que lhe seja possível, e experimentará toda a sua insinuação para fazer que os santos não
estejam em guarda, e fazê-los adormecer sobre a verdade presente ou dela duvidar, para os
impedir de ser assinalados com o selo do Deus vivo." —Ms 7, 1850, págs. 2 e 3. Manuscript
Releases, vol. 8, pág. 220.
Em vez de declarar que o selamento logo começaria, a profetisa claramente afirmou que logo
terminaria.
"Quando Jesus deixa o santuário, então o que é santo e justo será santo e justo ainda, pois todos os
seus pecados estarão então apagados, e eles serão selados com o selo do Deus vivo. Mas os que
são injustos e sujos serão ainda injustos e sujos, pois então não haverá Sacerdote no santuário para
apresentar os sacrifícios, confissões e orações deles diante do trono do Pai. Portanto, o que se faz
para resgatar almas da ira vindoura deve ser feito antes que Jesus deixe o Lugar Santíssimo do
Santuário Celestial." —The Present Truth, vol. 1, no 4.
Os pioneiros da Igreja Adventista do Sétimo Dia acreditavam e ensinavam que desde 1844 se
estava cumprindo a primeira parte do capítulo sete de Apocalipse, como o citamos:
"Após o desapontamento de 1844 o povo de Deus viu a luz sobre a questão do santuário no Céu.
Então viram a obrigatoriedade do quarto mandamento, bem como dos outros nove mandamentos do
Decálogo. A reforma do Sábado começou naquele tempo. Em 1848 começou a ser reconhecida como
o cumprimento de Apocalipse 7:1-4." —S. N. Haskell, Manual da Bíblia (edição de 1996), pág. 124.
"O selo de Apocalipse 7:1-4 é o mesmo que o nome do Pai, de Apocalipse 14:1. Selo e sinal são às
vezes sinônimos (Rm 4:11). O sinal entre Deus e Seu povo é o Sábado (Êx 31:13-17; Ez 20:12 e
20). O atributo do poder criador distingue o verdadeiro Deus de todos os outros deuses, e esse
atributo se encontra somente no mandamento do Sábado. Portanto, esse mandamento, e somente
esse, contém o título ou nome que realmente sela o Decálogo como a Lei de Deus. Por isso o
Sábado se torna o selo da Lei de Deus e um sinal entre Ele e Seus verdadeiros filhos. A mensagem
do selamento de Apocalipse 7:1-8 é, portanto, apenas a profecia da reforma do Sábado nos últimos
dias." —O. A. Johnson, Bible Text-book, pág. 172.
"Caros irmãos espalhados pelo exterior: chegamos a um tempo em que podemos confiadamente
tomar nossa posição como a que está expressa no título que demos a estas linhas; que a
providência de Deus nos trouxe a um lugar onde a mensagem ou a obra do anjo que ascendia (Ap
7:2) deve cumprir-se.
"Sem passarmos a uma exposição dessa profecia, apresentemos alguns de seus principais aspectos
inquestionáveis:
"1. Os ventos denotam contendas políticas e comoções entre as nações.
"2. Os quatro anjos nos quatro cantos da Terra, retendo esses ventos, são quatro mensageiros
divinos a cujo cargo Deus confiou os negócios das nações, e cujo território é tanto para restringir os
ventos da contenda quando a obra de Deus o requerer, como também para fazer os ventos soprar e
levantar a grande tormenta dos confins da Terra (Jr 25:32), quando a Igreja de Deus estiver
preparada e as nações amadurecidas para essa comoção final.
"3. O anjo do verso 2, subindo da banda do Oriente com o selo do Deus vivo, é idêntico ao terceiro
anjo de Apocalipse 14:9-12.
"4. Seu clamor aos quatro anjos para que não destruíssem a Terra etc., isto é, para reterem o
soprar dos ventos até se completar o selamento dos servos de Deus, mostra de modo conclusivo
que está começando a surgir certa operação de conflito, guerra e comoção, que interfere na obra do
selamento e que, no conselho de Deus, tem de ser restringida até que a obra se complete.
"5. Como o anjo de Apocalipse 14:9 simboliza uma obra da parte da Igreja, assim o clamor deste
anjo denota forçosamente uma fervorosa petição do povo de Deus pela restrição de algum conflito
nacional ou político que esteja começando a interferir em sua obra." —Seventh-Day Adventists in
Time of War, págs. 70 e 71.
A primeira visão de E. G. White foi reimpressa na publicação intitulada To the Little Remmant
Scattered Abroad, de 6 de abril de 1846. Diz o parágrafo 6:
"Bem, prezados irmãos e irmãs, bendito seja o Senhor, trata-se de uma reunião especial para os
que têm o selo do Deus vivo."
No artigo original publicado no The Day Star foi escrito o seguinte:
"E quando estávamos para entrar no santo templo, Jesus levantou Sua bela voz, e disse: ‘Somente
os 144 mil entram neste lugar.’ E nós exclamamos: ‘Aleluia!’ Bendito seja o Senhor, irmão
Jacobs, trata-se de uma reunião extraordinária para os que têm o selo do Deus vivo. Esse
templo era apoiado em sete colunas, todas de ouro transparente, cravejado das pérolas mais
reluzentes." —The Day Star, 24 de janeiro de 1846. (A frase omitida de Testimonies, vol. 1, pág. 69,
e Primeiros Escritos, pág. 19, está em negrito.)
É desconhecida a razão de esta frase ter sido omitida quando o artigo foi publicado em Testimonies,
vol. 1, pág. 69, mas com referência a essa supressão a irmã White declara o seguinte:
"Não há nisto nada que não sustentemos ainda. Referências a nossas obras publicadas mostrarão
nossa crença de que os vivos justos receberão o selo de Deus antes do fim da graça; também que
eles fruirão honras especiais no reino de Deus." —Mensagens Escolhidas, vol. 1, pág. 66 (1883).
Esta explicação dada pela própria irmã White confirma que muitos irmãos tinham recebido o selo do
Deus vivo na testa desde o início da mensagem do terceiro anjo, e que em 1883 o povo do advento
ainda estava crendo nesta verdade.
Em outro testemunho ela declara:
"Os que têm na testa o selo do infinito Deus considerarão o mundo e suas atrações subordinados
aos interesses eternos." —Review and Herald, 13 de julho de 1897.
Ainda outra interessante declaração é a seguinte:
"Vivem em nossa Terra pessoas que passaram dos noventa anos de idade. Vêem-se em sua
debilidade os resultados naturais da idade avançada. Mas eles crêem em Deus, e Deus os ama. O
selo de Deus está sobre eles. Farão parte do número dos quais o Senhor disse: ‘Bem-
aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor.’ " —The SDA Bible Commentary [E. G.
White Comments], vol. 7, pág. 982 (1899).
"Uma irmã sueca disse: ‘Fiquei verdadeiramente renovada desde que cheguei aqui. Sinto-me forte
na fé. Jesus possibilitou a minha vinda, dando-me paz e amor. Quero ser uma humilde seguidora de
Cristo. Quero ter o selo de Deus na minha fronte.’ " —Review and Herald, 18 de maio de 1876.
fonte: o selamento do povo de Deus

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