terça-feira, 1 de janeiro de 2013

10 Razões Suficientes para não Usar Aliança





“Alguns se têm preocupado com o uso da aliança, achando que as esposas de nossos pastores se devem conformar com este (1°) costume. Tudo isto é (2°)desnecessário. Possuam as esposas de pastores o áureo elo que as ligue a Jesus Cristo - um caráter puro e santo, o verdadeiro amor e mansidão e piedade que são os frutos produzidos pela árvore cristã, e certa será em toda parte sua influência. O fato de o descaso desse costume ocasionar reparos, não é boa razão para adotá-lo. Os americanos podem fazer compreender sua atitude com o declarar positivamente que esse uso não é obrigatório em nosso país. (3°)Nós não precisamos usar este anel, pois não somos infiéis a nosso voto matrimonial, e o trazer a aliança não seria prova de sermos fiéis. (4°) Sinto profundamente esse processo de fermentação que parece estar em andamento entre nós, na conformidade com o costume e a moda.(5°) Nenhuma despesa deve ser feita com esse aro de ouro para testificar que somos casados.” (Testemunhos para Ministros página 181 diz: Nenhum centavo deve ser gasto com esse aro de ouro) (6°)para testificar que somos casados”). Nos países em que o costume for (7°)imperioso, não temos o encargo de condenar os que usarem sua aliança; que o façam, caso possam fazê-lo em boa consciência; (8°) não achem, porém, nossos missionários, que o uso da aliança lhes aumentará um jota ou um til a influência. Se eles são cristãos, isto se manifestará no cristianismo de seu caráter, suas palavras, suas obras, no lar e no convívio com os outros; isto se demonstrará por sua paciência e longanimidade e bondade. Eles manifestarão o espírito do Mestre, possuirão Sua beleza de caráter, a amabilidade de Sua disposição, Seu coração compassivo”. –  Testemunho Seletos vol. 1, p. 601.
(9°)“Não terão nossas irmãs suficiente zelo e força moral para se colocarem, sem desculpas, sobre a plataforma bíblica? O apóstolo deu mui explícitas direções sobre esse ponto: "Quero pois que ... as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos, mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras." I Tim. 2:8-10. Aqui o Senhor, por meio de Seu apóstolo, fala expressamente contra o uso de ouro. Que os que têm tido experiência cuidem em não fazer com que outros se desviem nesse ponto por causa de seu exemplo.  Aquele anel que vos cerca o dedo, talvez seja muito simples, mas é inútil, e seu uso exerce errônea influência sobre outros”. – Testemunho Seletos vol. 1, p. 593, 594.  
“O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos... Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam sujeitas aos seus próprios maridos”. I Pedro 3:3.
“Naquele dia tirará o Senhor os ornamentos dos pés, e as toucas, e adornos em forma de lua,... Os anéis, e as jóias do nariz...” Isaias 3:18,21.
(10°)“A Aliança surgiu entre os gregos e os romanos, que se inspiravam em um costume hindu de utilizar um anel para simbolizar o casamento. No século 19 a igreja adotou a aliança como um símbolo de união e fidelidade entre casais cristãos”. –  Recorte Jornal e Revista Observador. Veja também: http://pt.wikipedia.org/wiki/Alian%C3%A7a_(anel)
Pontos a Considerar de acordo com os textos:
- O Uso da aliança é um "costume", e não uma doutrina Bíblica.
- Além disto é um costume "desnecessário", ou seja, não precisamos adotá-lo.
- Nós não precisamos usar este anel”.
- A aliança não era utilizada pela Igreja Adventista do Sétimo Dia. Era um "processo de fermentação" que estava em andamento, o que muito a irmã White sentia com pesar, pois tal processo servia apenas para o povo se  conformar com o costume e a moda.
- Quanto podemos gastar pra comprar uma aliança? Nenhum centavo deve ser gasto com esse aro de ouro para testificar que somos casados”. Testemunhos para Ministros p. 181.
Não precisamos de usar a aliança para testificar que somos casados”.
- Apenas onde o uso da aliança imperar pode ser que precisemos utiliza-la. No dicionário a palavra imperar significa: "Dominar , governar, reinar, exercer o mando supremo; etc." (Mini Dicionário Aurélio). Ou seja, existem países em que o uso da aliança é obrigatório por lei, o que não acontece no Brasil e em outros países, por isso somos contra o uso desse aro de ouro.
- Mesmo em lugares onde o uso da aliança é obrigatório ela não contribui em nada para produzir uma boa influência.
- Tanto a Bíblia quanto os escritos de Ellen White falam contra o uso de anéis de ouro que além de serem inúteis, exerce uma influência ruim sobre outras pessoas. A Aliança, segundo o dicionário, é um anel de ouro!
10° - A Aliança tem origem no paganismo e não no cristianismo ou na Palavra de Deus, e foi adotada do paganismo pela igreja Católica no século 19!
Resumidamente, não encontramos na Palavra de Deus ou na inspiração base para se usar este aro de ouro, a aliança. O único argumento que pode ser apresentado é a cultura, a tradição. No entanto, não devemos esquecer o que disse Jesus:
“E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus.” Mateus 15:6.
Os que defendem o uso da aliança não podem encontrar na inspiração nenhuma base ou um único texto sequer no qual apoiarem este costume. Por outro lado, como vimos na Palavra de Deus, existe fundamento para não usarmos este aro de ouro, pois não precisamos dele para testificar que somos casados “pois não somos infiéis a nosso voto matrimonial, e o trazer a aliança não seria prova de sermos fiéis.”
Que Deus nos abençoe e continue fazendo de seu povo um povo peculiar, zeloso e de boas obras (Tito 2:14). 

cristiano_souza7@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário