sábado, 25 de agosto de 2012

Em defesa da plena Divindade de Cristo


Jesus havia chegado a Cesaréia de Filipe, no extremo norte da Palestina, ao pé do Monte Hermon. Em uma conversa intimista com seus discípulos, Ele lhes pergunta: “Quem os outros dizem que o Filho do homem é?” (Mt 16.13). Eles então listam as várias opiniões correntes entre o povo sobre a Sua identidade. Pelas respostas dadas podemos perceber que o povo tinha um alto conceito sobre Jesus. Ele era considerado como homem de Deus, pois fora identificado com vários grandes profetas. Mas ver Jesus apenas como um profeta não era o bastante.
Então Jesus, mostrando como é importante termos uma opinião pessoal sobre Ele, lhes pergunta: “E vocês?... Quem vocês dizem que eu sou?” (vers. 15). Pedro quebra o silêncio que se seguiu respondendo: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” (vers. 16).
Se fizermos uma enquête sobre quem é Jesus, talvez encontraremos tantas repostas diferentes quanto forem as pessoas entrevistas. Alguns, ligados a algum tipo de pensamento místico, dirão que Ele foi um Grande Mestre, um Iluminado. Outras pessoas, que tenha envolvimento com algum partido político, vejam em Jesus algum tipo de revolucionário. Talvez, alguém diga que Ele foi mártir, um bom homem ou um idealista. Estas idéias podem ou não revelar parte da verdade sobre a pessoa de Jesus. Mas, todas juntas não levam a compressão de Sua verdadeira identidade. E para você, quem foi Ele?
Por que esta questão é tão importante? A razão o próprio Cristo a dá: essa compreensão só pode vir por meio da revelação de Deus (vers.17). Ela não depende da vontade, pesquisa ou inteligência humana. É um ato da revelação. Paulo afirma que “quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente” (1 Co 2.14). Saber quem Ele é envolve a vida eterna: “Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (Jo 17.3).
Compreender a divindade de Cristo faz parte do esforço de tentar conhecê-lo. Segundo Ellen White, se não tivermos uma correta compreensão de quem é Jesus não entenderemos o plano da salvação ou, no mínimo, acalentaremos alguma heresia a este respeito: “Pessoa alguma que alimente este erro [a negação da divindade de Cristo] pode ter exato conceito do caráter ou missão de Cristo, nem do grande plano de Deus para a redenção do homem”. GC 524. Todas as heresias partem de uma interpretação errônea sobre a pessoa de Jesus Cristo.

obs: o texto do Grande Conflito está na edição antiga podendo mudar conforme a edição.
fonte: em defesa do Espirito Santo

Nenhum comentário:

Postar um comentário