domingo, 1 de julho de 2012

respostas aos iasd historicos sobre Cristo E O Espírito Santo

O SALMO 2:7
E sua interpretação do Salmo 2:7? Esse é o conhecido "Salmo da Entronização". A afirmação desse Salmo era feita ao rei quando ele subia ao trono. Ele assumia um relacionamento especial com Deus por ser o Seu representante. 
Nem de perto quer sugerir que Cristo foi "gerado" no sentido de ser criado! O verbo para gerar (no grego, o correspondente é "genao", e aparece em Hebreus 1:5, entre outros textos) significa "ser estabelecido", "ser ungido rei". Portanto, o ensino é de que Cristo quando foi ao Céu foi entronizado novamente.
Só poderia ser entronizado se um dia tivesse ocupado o trono, se fosse Deus plenamente. Leia Filipenses 2:7, onde é dito que Cristo havia se esvaziado da divindade. Voluntariamente, deixou o Seu trono e veio a este mundo. Por isso, ao voltar para o Céu, sentou-se à destra de Deus (Hebreus 1:3) e um dia todos dobrarão os joelhos perante Ele – Filipenses 2:10 e 11. Se Cristo fosse uma criatura, TODO O UNIVERSO estaria sendo idólatra ao se ajoelhar diante do Salvador.
Você também usou apenas uma citação do Patriarcas e Profetas (e História da Redenção) para dizer que Cristo era “o único que poderia” entrar no conselho de Deus. Cuidado para não encontrar no texto aquilo que ele não disse.
Ellen White está contrastando Cristo e Lúcifer. Cristo – em relação a Lúcifer e aos demais anjos – era o único que poderia entrar no conselho do Pai. Ela não menciona o Espírito Santo nesse contexto por que é irrelevante. Afinal, a inveja de Lúcifer era contra Cristo e não contra o Espírito Santo.
Leia 1 Coríntios 2:10, 11 e veja que o Espírito Santo também perscruta a mente de Deus. Não venha me dizer que o Espírito é o mesmo Cristo por que isso é uma heresia sem tamanho. Essa qualidade do Espírito revela a Sua Onisciência – qualidade totalmente Divina!
Use a Bíblia e Ellen White como um todo, pois, do contrário, você acabará criando mais heresias ainda.  
A CITAÇÃO DE ATOS DOS APÓSTOLOS
Sua interpretação de Atos dos Apóstolos p. 52 também carece de fundamento. Veja:
“Verdadeiramente, tu és Deus misterioso, ó Deus de Israel, ó Salvador.” (Is 45:15).

Quem é misterioso, Nunes? Deus ou uma “forma de energia”? Deus, é claro. Portanto, quando Ellen White diz que o Espírito Santo é um “mistério”, ela está é afirmando a Divindade dEle. Agora lhe pergunto outra coisa: o fato de Deus ser um mistério isso significa que você e eu não podemos saber NADA sobre Ele?

Claro que não. Há coisas sobre a Divindade reveladas na Bíblia e devemos aceitá-las, se adéquem ou não a nossa lógica.

Ellen White está dizendo que você e eu não podemos saber a forma do Espírito Santo – como Ele é, pois, Ele não aparece na Bíblia de forma personificada (a não ser em forma de pomba – Mt 3:13-17). Porém, ela não está insinuando que não possamos saber algo sobre Ele, pois, ela mesma afirma que Ele é a terceira Pessoa da Divindade (Evangelismo, p. 617).

Ora: Se ela diz que é terceira PESSOA, é óbvio que o Espírito – mesmo sendo um mistério – é um SER PESSOAL. Do contrário, ela não poderia dizer que o Espírito é terceira Pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário